Português Italian English Spanish

Campos recebe neste domingo vacinas AstraZeneca e poucas doses de Coronavac

Campos recebe neste domingo vacinas AstraZeneca e poucas doses de Coronavac


Neste segunda-feira (03), estará sendo aplicada somente a 2ª dose da vacina AstraZeneca para as pessoas que estão no prazo de fazer o reforço.

Campos recebeu neste domingo (2), 17.190 doses das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes foram recebidos pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, das mãos do secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, no Aeroporto Bartolomeu Lisandro. Nessa remessa vieram 1.470 doses da Coronavac para aplicação de 2ª dose e 15.720 da AstraZeneca. 

“Chegou agora uma boa remessa da AstraZeneca. Infelizmente, novamente poucas doses da Coronavac, que são, exclusivamente, para a 2ª dose. São poucas doses, mas a gente vai seguindo o planejamento para que as pessoas possam ser vacinadas, pois aqui na cidade é assim: chegou vacina a gente aplica”, afirmou o prefeito Wladimir Garotinho, lembrando que a vacinação no município está acima da média estadual e da nacional. 

O secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, destacou que essa remessa de Coronavac foi a menor de todas já recebida pelo município. “Esperamos que nos próximos dias seja regularizada a entrega das doses de Coronavac pelo Ministério da Saúde. Já a quantidade de AstraZeneca contempla o ritmo que nós estamos implementando de vacinação”, reforçou Barreto.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, disse que a secretaria só é comunicada da chegada da vacina poucos dias antes. “Somos informados pelo Ministério da Saúde um ou dois dias antes da entrega do imunizante. Assim que recebemos, logo fazemos a distribuição para os municípios. Os números de casos estão caindo, mas não devemos descuidar com todas as ações de prevenção”, concluiu.

SEGUNDA DOSE ASTRAZENECA - Neste segunda-feira (03), estará sendo aplicada somente a 2ª dose da vacina AstraZeneca para as pessoas que estão no prazo de fazer o reforço. O calendário com a inclusão de novos grupos prioritários para 1ª dose está suspenso, assim como a aplicação da 2ª dose CoronaVac para os idosos e profissionais de saúde, por falta de envio do imunizante por parte do Ministério da Saúde. Assim que nova remessa das vacinas chegarem à cidade, o calendário será retomado.

Por: Verônica Mattos 

Fonte: www.campos.rj.gov.br